Bolsa Erasmus para mestrado em química sustentável na Europa
Bolsa Erasmus para mestrado em catálise e química sustentável na Espanha, França e Portugal. Explicamos tudo aqui. ↙️

O programa Erasmus Mundus tem vários cursos que formam profissionais e estudiosos em áreas muito atuais e importantes. O mestrado em catálise e química sustentável é um deles.
O SuCat (Erasmus Mundus Master in Sustainable Catalysis) oferece expertise e conhecimento sobre todas as declinações da catálise (homogênea, heterogênea e enzimática) e química sustentável. De acordo com a sua organização, focar em todos esses aspectos é o grande diferencial do mestrado.
O curso, que reúne teoria e prática, é formado por um consórcio de três universidades europeias. Cada uma especializada em uma das subáreas do SuCat:
Universidade de Poitiers (França) – especializada em catálise homogênea;
Universidade de Aveiro (Portugal) – especializada em biotecnologias;
Universidade Rovira i Virgili (Espanha) – especializada em catálise heterogênea.
Como é o mestrado em catálise e química sustentável
O mestrado em química sustentável é todo em inglês e tem duração de dois anos. Ele recebe 20 alunos anualmente, que começam os estudos do 1º semestre na Universidade de Poitiers.
O curso tem 15 parceiros associados — companhias, indústrias, centros de pesquisa e instituições dentro e fora da Europa. No 2º semestre, os estudantes escolhem um deles para fazer um estágio.
Além disso, durante o programa, é obrigatório estudar pelo menos um semestre em outra universidade, além da UP.
Como são as bolsas Erasmus do mestrado em química sustentável
As taxas de matrícula para o mestrado em química sustentável custam 9 mil euros anuais para estudantes não europeus. No entanto, é possível fazer o curso com uma bolsa integral Erasmus Mundus.
As bolsas incluem os custos de participação, auxílio para despesas de viagem e instalação, além de um subsídio mensal de 1 mil euros.
Contudo, vale lembrar que quem quiser concorrer à bolsa Erasmus não pode ter vivido na Europa por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.
Como se candidatar para o SuCat
Para ingressar no SuCat, é preciso ter graduação em química ou em outra área afim e ter bom conhecimento de inglês. As inscrições são online e o deadline é dia 12 de fevereiro.
Toda a candidatura deve ser submetida em inglês ou estar acompanhada de tradução. Os documentos devem ser enviados em formato PDF:
Diploma de graduação;
Histórico escolar (com sistema de notas e ranking do candidato);
Currículo (modelo Europass com máximo 2 páginas);
Passaporte;
Comprovante de residência;
Comprovante de proficiência de inglês (TOEFL ou outros)
Duas cartas de recomendação.
Após a análise das candidaturas, a comissão de seleção vai realizar entrevistas com os pré-selecionados. O resultado final será divulgado no dia 15 de abril.
Confira informações sobre o mestrado
Veja os detalhes sobre as bolsas
Toda semana tem posts novos no nosso blog. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Facebook e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como aprender Inglês, Espanhol, Francês, Português, como fazer conquistar oportunidades internacionais e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre o Professor Arthur Câmara e a Go!Dude é só acessar esse post.