Diário de Notícias #Go!Dude
No Diário de Notícias de hoje, você, cacdista acompanhará conosco o pedido do Brasil por fundo para a biodiversidade na COP15; a segunda execução pública de condenado à morte por participação em protestos no Irã; o pedido da nova presidente do Peru em antecipar as eleições e o decreto de estado de emergência no país; as acusações de corrupção a pessoas ligadas ao Parlamento Europeu e a prisão da Vice-presidente; e a acusação paquistanesa de ataques feitos pelas forças afegãs na fronteira.
Bons estudos e boas leituras.
COP 15: Em nome de 70 países, Brasil pede fundo para biodiversidade
Em plenária na tarde de sábado na COP-15, a conferência de biodiversidade das Nações Unidas que acontece em Montreal, um grupo de 69 países em desenvolvimento fez uma declaração pedindo recursos financeiros para preservar a natureza. O documento, lido pelo embaixador brasileiro Leonardo Cleaver De Athayde, também pede um fundo específico para conservação.
A iniciativa é similar à da COP 27, do clima, que aconteceu no Egito em novembro. Ali, pela primeira vez, os países concordaram em criar um fundo para os mais vulneráveis, que sofrem mais os impactos da mudança do clima.
Via Valor Econômico.
Irã tem segunda execução pública de condenado à morte por participação em protestos. O Irã executou publicamente um segundo condenado por participação nos protestos que abalam o país desde setembro, apesar da indignação internacional provocada pela aplicação da pena de morte contra pessoas envolvidas nas manifestações. Majidreza Rahnavard foi condenado à morte por um tribunal da cidade de Mashhad (nordeste) pela acusação de assassinato de dois membros das forças de segurança.
Via UOL.
Peru's new leader proposes early election amid protests Peru's new president, Dina Boluarte, is proposing bringing general elections forward by two years to April 2024 amid ongoing political tension.
She also declared a state of emergency in areas where protests have erupted.
Two teenagers were killed in clashes between demonstrators and police in the south-western Apurímac region.
Ms Boluarte was sworn in as president on Wednesday after her predecessor, Pedro Castillo, was impeached following his attempt to dissolve Congress.
Via BBC.
Four people charged in EU parliament corruption investigation
A Belgian judge has charged four people over allegedly receiving money and gifts from a Gulf state to influence decisions in the European Parliament, putting the credibility of the European Union at stake.
Prosecutors searched 16 houses and seized 600,000 euros ($631,800) in Brussels on Friday as part of an investigation into money laundering and corruption.
Six people were initially detained. Four have been charged and two released, prosecutors said in a statement on Sunday. They did not name any of those involved.
Via Al Jazeera.
Oito paquistaneses e um soldado afegão são mortos em confronto na fronteira
Bombardeios e tiros na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão mataram oito civis paquistaneses e um soldado afegão no domingo, disseram autoridades de ambos os lados da fronteira, com cada lado acusando o outro de iniciar o conflito.
O Exército paquistanês disse que as forças de fronteira afegãs abriram "fogo não provocado e indiscriminado" de armas pesadas contra a população civil na fronteira de Chaman, que liga a província paquistanesa do Baluchistão com a província de Kandahar, no Afeganistão.
Via G1.