Diário de Notícias #Go!Dude
ONU indica general do Brasil para chefiar missão na República Democrática do Congo
A ONU designou mais um brasileiro para o comando da Monusco, a Missão para Estabilização na República Democrática do Congo. O general Otávio Rodrigues de Miranda Filho, que hoje atua na Amazônia, substituirá o atual chefe, Marcos de Sá Affonso da Costa.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4), em Nova York, pelo secretário-geral da organização, o português António Guterres. Nos moldes em que está, a Monusco existe desde 2010. A ONU, no entanto, atua na nação africana desde o final da década de 1990.
Via Folha de São Paulo.
US unveils new border curbs for Haitians, Cubans, Nicaraguans
The United States will begin turning back migrants and refugees from Nicaragua, Haiti and Cuba who try to enter the country without permits at the border with Mexico, the White House has announced, as part of continued efforts to stem arrivals.
The White House said on Thursday that it would accept as many as 30,000 people per month from the three countries – along with Venezuela – and give them two-year work authorisation, provided they have sponsors in the US and pass background checks.
Via AlJazeera.
Israel destrói aldeias palestinas no sul da Cisjordânia
O exército de Israel demoliu casas, tanques de água e olivais em duas aldeias palestinas no sul da Cisjordânia, onde alguns moradores correm o risco de despejo iminente, disseram moradores nesta quarta-feira (4).
Uma das aldeias cujos edifícios foram demolidos na terça-feira faz parte de uma área árida da Cisjordânia conhecida como Masafer Yatta, que o exército israelense diz ser um local de treinamento de fogo.
Via G1.
Presidente da Argentina pede impeachment da Corte Suprema
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, deu início nesta quarta-feira (4) ao trâmite parlamentar de um julgamento político contra a Corte Suprema de Justiça por "mau desempenho de suas funções", em uma nova etapa na luta entre o governo e o judiciário.
Fernández deu o primeiro passo ao entregar o projeto de impeachment ao chefe do bloco governista da Câmara dos Deputados, Germán Martínez, e à presidente da Comissão de Impeachment, Carolina Gaillard, a quem solicitou celeridade, informou o governo.
Via G1.
Nota nº 4: Retorno do Brasil ao Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular
O Governo brasileiro comunicou, hoje, ao Secretário-Geral das Nações Unidas, ao Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), aos Presidentes da Assembleia Geral da ONU e do Conselho da OIM e ao Chefe do Secretariado da Rede das Nações Unidas sobre Migrações sua decisão de reintegrar o País ao Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular.
O Pacto Global para Migração, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 2018, estabelece parâmetros para a gestão de fluxos migratórios.
Via Ministério das Relações Exteriores.